10 julho 2018

5 lições que aprendi na faculdade!

Depois que coloquei a categoria Diário aqui no blog me sinto mais a vontade para escrever coisas do meu cotidiano e remete aos blogs de antigamente, mantendo assim a essência dos blogs de raiz. Bem, estou praticamente na reta final da faculdade, e parece que foi ontem meu primeiro dia de aula, de um curso que demorei um certo tempo para decidir se era exatamente aquilo que eu queria pra minha vida. Ignorei muitos comentários de pessoas que eram próximas de mim sobre o curso que queria seguir, e aqui estou já concluindo meu amado curso.

Ao decorrer do tempo na faculdade, aprendi várias lições preciosas que vou levar comigo sempre, e ainda tem mais lições que ainda vou aprender ao final do curso. Mas até agora vou contar pra vocês as 5 lições mais preciosas que já aprendi na faculdade. Que são:



Fique perto dos melhores
Existe aquela famosa frase em que diz que "para ser melhor, fique perto dos melhores" e gente isso é super verdade, desde meu primeiro semestre gosto de avaliar as pessoas em que estão no meu grupo, se são interessadas, se buscam cada vez mais conhecimento pra si e ajudam as pessoas que estão em sua volta, e além disso, que sejam humildes, que saibam falar, e saibam principalmente ouvir (que é o mais importante).


Sair da zona de conforto
Confesso que demorou um certo tempo pra mim sair da zona de conforto em que estava. Sempre ficava na minha, evita muitas coisas, principalmente não me permitia "ousar" ainda mais em seminários, que todas as pessoas estavam olhando. Mas quando você consegue sair da sua zona de conforto, você sente "mais" confiança para fazer qualquer coisa.


O tempo passa voando...
Parece que foi ontem meu primeiro dia de aula, meu primeiro seminário, minha primeira resenha crítica sobre um determinado assunto, e demorei um certo tempo para pegar prática. Mas de fato o tempo passa voando, quando você vê já está no final do curso, e se pode dizer que se tornou uma pessoa diferente daquela do primeiro dia de aula. No meu caso, me tornei uma pessoa mais confiante, e ainda mais crítica.


Gente desinteressada existe em toda parte
As vezes eu me pergunto pra que uma pessoa vai gastar seu tempo em uma faculdade apenas pra ficar falando besteira durante a aula toda? não faz trabalhos em grupo, não apresenta trabalhos ou faz trabalhos. Pra que esse ser faz faculdade mesmo? pra passar o tempo? ainda fico me questionando isso com alguns casos, e existe caso em que a pessoa faz os trabalhos, provas apenas por fazer e tirar uma nota razoavelmente que dar de seguir para o próximo semestre. Mas e quando ela concluir? que tipo de profissional essa pessoa vai ser?


Você aprende mais na prática do que na teoria
Não adianta você lê vários livros de teóricos e apenas ficar na teoria, você precisa ir pra prática, colocar tudo o que você aprendeu dentro de uma sala de aula. Na prática você vai adquirir uma experiência tão enriquecedora e completamente diferente do que você tinha aprendido nos livros. Por isso o estágio é super importante, lá você vai aprender tantas coisas, que as vezes valem mais do que os livros e matérias que você estudou (no meu caso valeu muito mais o estágio, teve situações que tive que lidar que nos livros não encontrei situações parecidas, por isso a vivencia da realidade da sua futura profissão faz toda a diferença) Porque é lá que você vai se identificar se é aquilo que você realmente quer.






Veja também o post de pintura de camiseta coruja Aqui

Bem, essas foram algumas das lições mais valiosas que aprendi (até o momento). Se identificou com alguma alguma? diz aí nos comentários.

Beijos

                                     


15 comentários:

  1. È isso mesmo, grandes aprendizados advindos da formação acadêmica. Superação de muitas dificuldades. Parabéns...momento impar na vida de cada pessoa.

    https://elaaedemais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Super concordo! Ficar em um grupo com pessoas mais determinadas e dedicadas faz toda diferença. Estágios também são ótimos, mas na minha faculdade só dá tempo de fazer no último semestre :( O tempo passa rápido meeeesmooo, parece que foi ontem que comecei e agora estou terminando :D

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza faz toda a diferença mesmo, e o tempo esse sim passa rápido.

      Excluir
  3. Olhaa... tudo o que vc disse aí é a mais pura verdade. Estou na metade do curso de Direito e tudo o que vc listou eu já passei um pouquinho. O que mais me irrita na faculdade é a questão do desinteresse, sabe esse pessoal que fica nas costas da gente pra ganhar pontos? Pois é! Realmente passa tudo muito rápido e quando viu já ta quase formando.

    Adorei o post ! ;)

    O Mundo de Eulália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pessoal que fica na nossas costas é a famosa mochila, com certeza é algo muito ruim mesmo.

      Excluir
  4. Adorei o post :D :D Sem dúvida que o tempo na faculdade passa a voar, e é uma das nossas melhores fases da vida :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  5. All these lessons are so valuable. I never went to college, but these lessons also apply to life.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  6. Ficar perto dos melhores é algo que eu tento fazer desde o tempo de escola, como vc disse, a frase é realmente verdadeira. Sobre sair da nossa zona de conforto, acho que esse é um aprendizado para a vida né? É sempre bom conhecermos novas perspectivas. Amei teu post!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ❤

    ResponderExcluir
  7. É tão bom olhar pra trás e perceber que a gente aprendeu tanta coisa, né? Eu tô no inicinho da faculdade e já vou tentar colocar todas as dicas em prática!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  8. É erika, o tempo passa voando. No início queria estar com os melhores, hoje, aproveito o momento e vibe com cada um, e tento fazer meu melhor estudando e tentando curtir ao máximo esses colegas que facu nos trás!

    ResponderExcluir

Ficarei super feliz com seu comentário, e vou visitar seu Blog com muito carinho.

© Nada De Conto De Fadas - 2015. Todos os direitos reservados.
Design Criado por: Gabriela Izidório.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo