29 setembro 2017

Setembro Amarelo- Seja a luz na vida de alguém

Setembro já está no final, mas todos os dias tinham que ser voltados para essa companha, e não apenas um único mês. Se nós se dedicássemos todos os dias para ajudar alguém, quantas vidas seriam salvas?


Mas é lamentável que só tenha um único mês para lembrar as pessoas sobre essa campanha tão maravilhosa que é sobre a Valorização da Vida, e da prevenção do "suicídio", que é uma palavra tão pesada, que muitas pessoas não conseguem lidar com essa peso sozinha. Mas se a gente soubesse que muitos sorrisos carregam tristezas, seria mais fácil não é?

Mas não é questão de adivinhar, e sim, de perceber, e principalmente cuidar. Você não tem ideia de como um "como foi seu dia" na vida de alguém faz a diferença, porque "uma palavra amiga, uma notícia boa, isso faz falta no dia a dia" e nunca "sabemos quem são essas pessoas". Então a partir de hoje seja essa pessoa, pergunte como foi o dia de alguém que seja próximo de você, isso porque a maioria das pessoas próximas de nós podem estar passando por momentos difíceis, e não percebemos, porque estamos preocupados demais com nossos próprios problemas e não temos tempo para os problemas dos nossos amigos. Mas se lembre que ninguém lida com problemas iguais, alguns sentem de maneira diferente, e talvez seu amigo pode não ser tão forte o quando você é para lidar com problemas pessoais sem precisar de ajuda. 

Seja a pessoa que estenda a mão, que seja a luz em meio a escuridão da vida de alguém, seja o porto seguro, a morada, e acima de tudo, apenas escute, seja o melhor ouvinte de alguém, não julgue, não critique, e quando a pessoa terminar, apenas diga "vai ficar tudo bem, eu estou aqui" é uma frase pequena, mas com um valor imenso, isso porque palavras tem poder, e ainda mais quando ditas com verdade, é como se fosse uma promessa que vai ser cumprida.

Sei que estamos cada vez mais atarefados, agimos sem olhar a nossa volta porque vivemos com pressa, lidamos com nossos problemas pessoais de maneira rápida e prática (porque não gostamos de perder tempo) mas nunca paramos pra pensar que nossos amigos lidam com seus problemas diferente de nós. E até por maneira "mesquinha" em uma conversa onde nossos amigos estão tentando desabafar, acabamos dizendo que os "nossos problemas são maiores que os dele". Em hipótese nenhuma diga isso, ninguém sente igual, e algumas palavras tem poder de ferir os outros, ainda mais aqueles que nos amam. 

Comece a olhar a sua volta, com um olhar atento aos mínimos detalhes, seja mais gentil, mostre seu melhor sorriso, seja o confidente e o conselheiro de alguém que você sente que está precisando de ajuda, mesmo que não sejam os melhores conselhos do mundo, mas serão ditos com gentileza para essa pessoa, seja seu amigo, colega, até um desconhecido. Pode ter certeza que seu conselho vai fazer a diferença, vai ser a solução que alguém tanto procura. 



Vou ficando por aqui, mas não esqueça que conversar sempre é a melhor solução, colocar pra fora todo nossos anseios, incertezas, duvidas, angustias, tudo que está nos sufocando gerando aquele peso que não conseguimos mais carregar. Ao conversar com alguém, vamos se sentir mais leves.





6 comentários:

  1. Oie!
    Concordo muito com a frase "ninguém liga pros problemas igual ao outro". Isso é muito verdade! Falta muita empatia nas pessoas, por isso esse mês é tão importante. Conversar sempre <3

    Bom domingo!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É impressionante quanto o mundo não se liga totalmente a esses problemas. Eles preferem ignorar as pessoas que precisam e muitas vezes acabam chegando a um ponto final dessa maneira.
    Queria eu que todos percebessem o quanto esse mês poderia ajudar ao próximo muito mais do que parece.
    Sua postagem ficou muito perfeita e parabéns.
    Beijinhos e Sucesso.

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  3. Esse é um assunto muito delicado, já sofri por casos desse tipo. As vezes nós achamos que aquilo não é nada, mas pra pessoa pode ser o gatilho.

    ResponderExcluir
  4. Uma pessoa que se preocupa com você, realmente pode te animar e te colocar pra cima de novo <3 é bom que voce tenha uma pessoa que opde contar sempre que precisa! E esse mes para valorizar ainda mais os sentimentos, é otimo para divulgar a conscientização sobre a depressão.

    ResponderExcluir
  5. Depressão é uma doença que muitas pessoas acham não ser grave, a maioria dizem que é frescura, ou que a pessoa só quer chamar atenção.
    Devemos entender que isso é uma doença grave, e que uma palavra amiga, qualquer gesto muda tudo, um momento de atenção.

    ResponderExcluir
  6. Depressão e ansiedade é algo super sério, que as pessoas tratam como frescura. Eu conviví com gente que teve depressão, gente que tem, eu quase tive, e é algo realmente complicado. Muito bacana a iniciativa do Setembro Amarelo, pensa quandas vidas foram salvas, a partir dele ♥

    ResponderExcluir

Ficarei super feliz com seu comentário, e vou visitar seu Blog com muito carinho.

© Nada De Conto De Fadas - 2015. Todos os direitos reservados.
Design Criado por: Gabriela Izidório.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo